dimanche 20 juillet 2008

My Ipod Sock

Fiz esta meinha pro Ipod do meu namorado.

Em um jogo de 5 agulhas 2,5 mm coloquei 38 pontos e fui tricotando em circulos. Ponto meia no direito do trabalho e trico no avesso.




Quando chegou no tamanho que eu queria arrematei e depois costurei o fundo da meia. E voila!

Muito facil e rapido.

Como fazer mangas raglan / raglã...

Ainda nao tenho muita experiencia em fazer peças grandes em trico como blusas, casacos... Mas acho q pra quem quer começar o mais facil é fazer uma blusa ou casaco em uma peça so com mangas raglans. Vc trabalha de cima pra baixo e n tem emendas pra fazer.

Aqui vai uma receita bem basica.

Pra começar, vc tem q medir o decote. Pegue a fita metrica e meça no seu pescoço. Posicione a fita na altura q vc quer o decote da blusa ou casaco. A partir dai vc q tem q ver quantos pontos precisa por na agulha pra fazer esta medida. Tudo vai depender do diametro da agulha e do fio q vc vai usar, por isso n vou dar um numero exato de pontos. Vc tem q tricotar uma peguena amostra antes pra ver a medida e depois fazer os calculos. Por exemplo,

A medida do meu decote é 55cm

Na minha amostra 1 cm corresponde a 2 pontos.

Então eu vou precisar montar 110 pontos na minha agulha.

A partir dai vc tem q subtrair o numero de pontos q vc quer na linha da manga raglan. Acho q o mais comum é deixar 1pt mas no meu casaquinho por exemplo eu escolhi deixar 2 pontos. Então no total tenho q subtrair 8 pontos (numa blusa existem 4 linhas raglans). Seguindo o exemplo, 110-8=102.

Agora é preciso dividir os pontos restantes em frente, costas e mangas. A regra geral é dividir os pontos por 3: uma parte sendo a frente, a segunda parte sendo as costas e a terceira representando as 2 mangas.

** Se o numero de pontos não for divisivel por 3, vc tem divide por 3 o numero mais proximo e depois os pontos q sobrarem coloca na parte da frente.

Entao o resultado é o seguinte :

Frente= 34 pts

Costas=34 pts

Mangas= 34 pts, ou seja, 17 cada manga.

Como eu prefiro a frente maiorzinha, tirando 2 pts de cada manga e colocando na frente. Entao o resultado final ficou :

Frente= 38 pts

Costas= 34 pts

Mangas= 30pts, ou seja 15 pts pra cada uma.

Chega de matematica… agora é so montar os pontos na agulha e sair tricotando! Pra n se perder, eu aconselho por marcadores de ponto. O trabalho fica muito mais facil e o risco de se perder é quase nulo.

Se vc for fazer uma blusinha fechada eu acho legal usar agulhas circulares pra n ter numa emenda. E mesmo se for fazer um casaquinho aberto, tambem acho legal usar agulhas circulares mesmo que trabalhando como se fossem agulhas retas. : ) Mas se preferir emendar no fim, o melhor é por a emenda nas costas.

Entao agora é so comecar da seguinte maneira:1a carreira: tricote 17 pts (costas), 1 laçada, 2 pts raglan, 1 laçada, 15 pts (manga), 1 laç, 2 pts ralan, 1 laç, 38 pts (frente), 1 laç, 2 pts, 1 laç, 15 pts (manga), 1 laç, 2 pts, 1 laç, 17 pts (costas). Este é o direito do trabalho. Eu fiz todo em ponto meia.

No avesso do trabalho, ou seja todas as carreiras pares, todos os pontos sao em trico.

E todas as carreiras impares é so seguir a primeira carreira. Tem q continuar fazendo os aumentos de cada lado da linha raglan.

Agora é so continuar até ficar no bom tamanho a cava da manga. Vc tem q conseguir juntar as duas linhas da manga em baixo do braço. A partir desse momento, a gente ou deixa os pontos das mangas de lado (em outra agulha por exemplo, pra depois poder continuar e fazer mangas longas) ou os arremata. Dessa maneira a gente cria a cava da blusa e pode continuar trabalhando o corpo da blusa sem fazer nenhum aumento, até o tamanho desejado.

Bom, eu tentei explicar mais ou menos como se faz uma blusa com mangas raglan. Essa receita é bem basica, mas da pra fazer blusinha diferentes mudando o ponto, mudando o tamanho e assim vai.

O post ficou gigante, espero q pelo menos deu pra entender alguma coisa :/