mercredi 3 octobre 2007

Cachecol que desmancha



Pra começar, resolvi postar uma receita bem simples. Escolhi uma receita de cachecol com aquele ponto que desmancha. é super facil de se fazer e também muito rapido. Eu sei que existem mil variações desse tipo de cachecol por ai, mas essa que eu escolhi fica bem legal. Ja testei com varios tipos de lã e tamanhos de agulha e todos os cachecois ficaram bonitos.


Receita do cachecol que desmancha:

Monte na agulha um numero de pontos que seja multiplo de 4 ( eu sugiro uns 28 pontos) e tricote em barra 1/1 ( *1 ponto tricô, 1 ponto meia*) por 4 carreiras. 5° carreira: faça *1 tricô, 1 laçada* e termine a carreira com 1 tricô ( na agulha temos agora um numero impar de pontos).
Da 6° carreira até atingir o tamanho desejado ( eu aconselho uns 60 cm), tricote em barra 2/2. Entretanto como o numero de pontos é impar, a carreira sempre se termina ou com 1t ou 1m.
Quando atingir 60 cm, volte a fazer barra 1/1 mas soltando um ponto, da seguinte maneira: 1t, solta o proximo ponto, 1m, e deixa cair o proximo ponto.... e assim vai até o fim da carreira. Depois é so fazer mais 3 carreiras de barra 1/1 e arrematar. Não se esqueça de esticar bem no final pra desmanchar totalmente o cachecol.

***O cachecol da foto foi um dos meus primeiros trabalhos em tricô.


5 commentaires:

Alessandra a dit…

Olá Gisele!Muito interessante o seu cachecol,mas fiquei com uma dúvida,eu tenho um novelo da lã Sedificada da Pinguim,ela é um pouquinho grossa,será que com a agulha 6mm fica bom o trabalho?

Abraços,Alessandra
e-mail ajvianna@gmail.com

anete de andrade a dit…

Ola Gisele, esclareça uma dúvida, por favor. Depois da 5 carreira, que se faz i trico e uma laçada, é para ir até o fim da carr. assim?
Nesse caso fica-se com o dobro de pontos + 1 pt.anete.

Gigi a dit…

Oi Anete!

na 5a carreira vc faz 1 trico, 1 laçada até praticamente o final. o ultimo ponto vc faz 1 trico. Nao tem laçada depois. entao nas contas da isso: no fim da 5a carreira vc tem o numero de pontos q vc montou vezes 2 menos 1.

Se vc montou 28 pontos. No fim da 5a carreira vc fica com 55 na agulha. E vc trabalha os 55 pontos até o tamanho que vc deseja.

Espero ter respondido a sua duvida, e n ter complicado mais hehe!

Anonyme a dit…

Alo Gisele.

Depois que se faz 1 tricot , 1laçada, *... vira-se o rabalh e então continua-se fazendo 1 m, 1 laçada ou somente ponto tricot ou somente ponto meia ate o fim...*vira-se o trabalho e então repete 1 ponto tricot . 1 laçada * ....
Sinceramente estou enrolada.

Ajude p/f;

Grata
zizi

Gigi a dit…

Depois da carreira da laçada tem q fazer 2 tricos, 2 meias até ficar com uns 60 cm.