dimanche 28 septembre 2008
Flourish Bookmark
Este foi meu primeiro trabalho em tricot ajurado. Sempre achei q fosse mais complicado, mas afinal nem é. Adorei o rabicó preso no i-cord.
Tricotar esse marca-pagina foi super rapido. Mas acho q da proxima vez que eu fizer um outro desses, vou usar um fio de algodao e n lã. Acho q o resultado vai ficar mais legal.
A receita esta aqui:
http://ninaclock.com/flourish-bookmark
Fan bookmark
Fiz esse marca-pagina ha um tempao. Mas so agora consegui tirar foto dele.
A receita em inglês esta aqui nesse site:
http://crochetroo.blogspot.com/2006/05/fan-bookmark.html
Uma vez que vc pega o ponto, pode continuar infinitamente. Nao é dificil. Ja vi em outros sites pessoas q fizeram cachecois assim. Fica bem bonito tb.
dimanche 20 juillet 2008
Como fazer mangas raglan / raglã...
Ainda nao tenho muita experiencia em fazer peças grandes em trico como blusas, casacos... Mas acho q pra quem quer começar o mais facil é fazer uma blusa ou casaco em uma peça so com mangas raglans. Vc trabalha de cima pra baixo e n tem emendas pra fazer.
Aqui vai uma receita bem basica.
Pra começar, vc tem q medir o decote. Pegue a fita metrica e meça no seu pescoço. Posicione a fita na altura q vc quer o decote da blusa ou casaco. A partir dai vc q tem q ver quantos pontos precisa por na agulha pra fazer esta medida. Tudo vai depender do diametro da agulha e do fio q vc vai usar, por isso n vou dar um numero exato de pontos. Vc tem q tricotar uma peguena amostra antes pra ver a medida e depois fazer os calculos. Por exemplo,
A medida do meu decote é 55cm
Na minha amostra 1 cm corresponde a 2 pontos.
Então eu vou precisar montar 110 pontos na minha agulha.
A partir dai vc tem q subtrair o numero de pontos q vc quer na linha da manga raglan. Acho q o mais comum é deixar 1pt mas no meu casaquinho por exemplo eu escolhi deixar 2 pontos. Então no total tenho q subtrair 8 pontos (numa blusa existem 4 linhas raglans). Seguindo o exemplo, 110-8=102.
Agora é preciso dividir os pontos restantes em frente, costas e mangas. A regra geral é dividir os pontos por 3: uma parte sendo a frente, a segunda parte sendo as costas e a terceira representando as 2 mangas.
** Se o numero de pontos não for divisivel por 3, vc tem divide por 3 o numero mais proximo e depois os pontos q sobrarem coloca na parte da frente.
Entao o resultado é o seguinte :
Frente= 34 pts
Costas=34 pts
Mangas= 34 pts, ou seja, 17 cada manga.
Como eu prefiro a frente maiorzinha, tirando 2 pts de cada manga e colocando na frente. Entao o resultado final ficou :
Frente= 38 pts
Costas= 34 pts
Mangas= 30pts, ou seja 15 pts pra cada uma.
Chega de matematica… agora é so montar os pontos na agulha e sair tricotando! Pra n se perder, eu aconselho por marcadores de ponto. O trabalho fica muito mais facil e o risco de se perder é quase nulo.
Se vc for fazer uma blusinha fechada eu acho legal usar agulhas circulares pra n ter numa emenda. E mesmo se for fazer um casaquinho aberto, tambem acho legal usar agulhas circulares mesmo que trabalhando como se fossem agulhas retas. : ) Mas se preferir emendar no fim, o melhor é por a emenda nas costas.
Entao agora é so comecar da seguinte maneira:1a carreira: tricote 17 pts (costas), 1 laçada, 2 pts raglan, 1 laçada, 15 pts (manga), 1 laç, 2 pts ralan, 1 laç, 38 pts (frente), 1 laç, 2 pts, 1 laç, 15 pts (manga), 1 laç, 2 pts, 1 laç, 17 pts (costas). Este é o direito do trabalho. Eu fiz todo em ponto meia.
No avesso do trabalho, ou seja todas as carreiras pares, todos os pontos sao em trico.
E todas as carreiras impares é so seguir a primeira carreira. Tem q continuar fazendo os aumentos de cada lado da linha raglan.
Agora é so continuar até ficar no bom tamanho a cava da manga. Vc tem q conseguir juntar as duas linhas da manga em baixo do braço. A partir desse momento, a gente ou deixa os pontos das mangas de lado (em outra agulha por exemplo, pra depois poder continuar e fazer mangas longas) ou os arremata. Dessa maneira a gente cria a cava da blusa e pode continuar trabalhando o corpo da blusa sem fazer nenhum aumento, até o tamanho desejado.
Bom, eu tentei explicar mais ou menos como se faz uma blusa com mangas raglan. Essa receita é bem basica, mas da pra fazer blusinha diferentes mudando o ponto, mudando o tamanho e assim vai.
O post ficou gigante, espero q pelo menos deu pra entender alguma coisa :/
dimanche 22 juin 2008
Mangas raglan
Esta é a primeira blusinha, ou melhor casaquinho que fiz na minha vida! Nada melhor pra começar do que uma peça com mangas raglan. é bem simples !
Momento cultural:
Raglan = Casaco e manga denominados em honra de lorde Raglan (1788-1855), comandante britânico durante a guerra de Criméia. A manga raglã estende-se da gola ao punho. É presa ao corpo de um casaco ou vestido por meio de costuras diagonais, que vão desde o pescoço até embaixo do braço, permitindo maior mobilidade. Inicialmente, essa manga era uma característica do casaco raglã curto de lã, mas desde o final do século XIX vem sendo adaptada a inúmeras outras peças. ^^
Logo que der posto uma receitinha bem facil.
até a proxima!!
Crossover scarf
Aqui vai o link da receita deste cachecol. Comecei a fazer um pra mim, mas ainda n tiver coragem de termina-lo.. heh. Deu uma preguiça! Nem é tão complicado quanto parece. Vale a pena tentar fazer.
Ribbed Lace Bolero
Depois de meses sem postar, pq estava bem ocupada... voltei!!!
Esse é um dos meus ultimos trabalhos. Um bolerinho bem simples de se fazer. A receita esta em ingles mas n é muito complicada de se entender. vc trabalha um retangulo e dps costura as laterais pra formar o bolero.
Usei um fio de algodao, gostei do resultado!!
Aqui esta a receita: http://kellymaher.wordpress.com/2007/07/04/ribbed-lace-bolero/
dimanche 27 janvier 2008
Faixa trabalhada
Fiz essa faixa de cabelo pra minha irmã. Usei fio de lã duplo de cor preta e agulhas de 3,75mm.
Montar 120 pontos numa agulha circular (da mais ou menos uns 50 cm de perimetro). Tricotar por 6 carreiras barra 1/1. Depois, a partir da 7a carreira, fazer 3 carreiras da seguinte forma: 1t, *4m, 2t*(19vezes),4m,1t. Ai na 10a carreira, vem a parte de cruzar os pontos: 1t, *por 2 pontos numa agulha auxiliar atras do trabalho, tricotar os 2pontos seguintes em meia, depois recolocar os 2 pontos da agulha auxiliar na agulha esquerda e tricota los en meia; 2t*, 4m (cruzando os pontos da mesma forma), 1t. Da 11a a 13a repetir o esquema da 7a. 14a = 10a. 15a a 17a = 7a. 18a a 23a tricotar barra 1/1. Arrematar todos os pontos.
Essa faixa rapida de fazer e o resultado é bem bonito. Sem falar que aquece bem as orelhinhas nesses dias frios de inverno.